Origem e caracteristica das Quadrilhas e história da Quadrilha Estrela de Fogo

Fonte:

terça-feira, 22 de maio de 2018



Quadrilha Estrela de Fogo

origem e principais características

A quadrilha é uma dança tradicional das festas juninas que ocorrem no mês de junho no Brasil. Ela é uma dança coletiva, que conta com a participação de vários casais vestidos com roupas caipiras. A dança é embalada ao som de músicas instrumentais típicas do interior do Brasil. A quadrilha é dirigida pela narração de uma pessoa (marcador), que faz brincadeiras e conduz os casais em cada momento.

De acordo com historiados e pesquisadores da cultura popular, a quadrilha surgiu na França do século XVIII. Principalmente em Paris ocorriam danças coletivas, formadas geralmente por quatro casais, que tinham o nome de quadrille. Estas danças ocorriam em grandes salões palacianos e contavam com a participação exclusivamente de membros da aristocracia francesa.

A quadrilha chegou ao Brasil no final da década de 1820 e, assim como em seu país de origem, foi muito comum entre as classes sociais mais ricas da sociedade brasileira da época (principalmente entre os integrantes da corte brasileira residente no Rio de Janeiro). Foi somente no final do século XIX que a quadrilha se popularizou e tornou-se comum entre as camadas populares da sociedade. Porém, ao tornar-se popular, agregou diversos elementos culturais populares, principalmente os relacionados às tradições e modo de vida no campo. Ganhou também, neste momento, um caráter mais divertido, com pitadas de momentos descontraídos e engraçados.

A partir do início do século XX, as quadrilhas se espalharam por várias regiões do Brasil, sendo até hoje muito populares tanto nas cidades do interior quanto nas grandes capitais. Porém, em cada região ela assumiu aspectos específicos da cultura popular típica da cidade ou estado. A beleza desta dança está justamente nestes aspectos populares e culturais múltiplos e diversos, que enchem a dança de cores, músicas e ricos elementos culturais.

Atualmente a quadrilha é o ponto alto das festas juninas brasileiras. Ocorrem, principalmente, em escolas, empresas, clubes e associações culturais. Os locais em que ocorrem são enfeitados com bandeirinhas e balões, símbolos típicos das festas juninas. Em áreas abertas, a fogueira também costuma estar presente.

Os dançarinos se vestem com roupas caipiras antigas. As mulheres (damas) fazem maquiagem e os homens (cavalheiros) pintam bigodes e cavanhaques. O chapéu de palha também é um adereço quase que obrigatório para os dançarinos da quadrilha.

A temática mais comum nas quadrilhas atuais é a do casamento a moda antiga das áreas interioranas do Brasil. Com um tom cheio de comédia e marcado por exageros, o noivo é praticamente obrigado a casar com a noiva, sob a pressão do pai dela e do delegado da cidade.

A exemplo da Quadrilha Estrela de Fogo de Ponte Alta Norte, Setor de Chácara do Gama DF, que vem se preparando para dispultar o Circuito Junino de Brasília e valorizar a Região Administrativa do Gama Distrito Federal como toda região. A Estrela de fogo, surgiu em 2003, com iniciativa de um grupo de jovens da Igreja Católica de Nossa Senhora do Carmo, de lá pra cá, o grupo apresentou no Circuito Junino do Distrito Federal, Gozagão, escolas, instituições dentre outras localidades e aperfeiçoamento nas coreógrafias mesmo enfrentando as dificuldades por estar numa região com pouca acessibilidade para recrutar novos talentos para o grupo desempenhar o projeto artístico cultural.

"O grupo fica numa área de condomínios e chácaras não é fácil conseguir dançarinos para brilharmos."-Disse a integrante da diretoria Eugênia. Pra quem têm o interesse de participar ela reforça a importância do Gama e toda região de ter uma quadrilha campeã e deixa os contatos para quem tem interesse de somar ao grupo  e contratar para apresentar em festivais juninos.

       
EUGÊNIA: 9 8635-7625 / 99117-1997 ambos (zap)
 DAVI: 9 9326-8130
E-mail: quadrilhaestreladefogo2003@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Germano Guedes será administrador da Cidade Estrutural

VISITA GUIADA À CIDADE ESTRUTURAL

Eleições do CONSEG 2019: lideranças unidas da cidade Estrutural